Bem vindo ao novo site do NEVIS

Pesquisadores do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança da UnB estão entre os melhores da América Latina

Print Email
(0 votes)

Por Welliton Caixeta Maciel*

De acordo com a recente pesquisa divulgada pela AD Scientific Index 2021 - sistema avaliativo - ranking que apresenta os cientistas mais influentes da América Latina, a Universidade de Brasília (UnB) teve 155 pesquisadores com destacada produtividade entre os 10 mil selecionados. O resultado coloca a universidade na 12ª posição geral na América Latina, na 9ª posição dentre as universidades brasileiras, sendo a 6ª entre as universidades federais.

Nesse ranking, estão um pesquisador e duas colaboradoras do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (NEViS), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM). São eles: o prof. Dr. Wanderley Codo, que ocupa o 38º lugar na UnB, 2764º no Brasil, 3486º na América Latina e 103437º no mundo; a profa. Dra. Ana Maria Nogales Vasconcelos, que ocupa o 99º lugar na UnB, 5077º lugar no Brasil, 6474º lugar na América Latina e 156654º no mundo; e a profa. Dra. Wivian Weller, que também já participou do NEViS nos primeiros anos de sua criação após 2006, ocupando o 114º lugar na UnB, 6232º lugar no Brasil, 8006º lugar na América Latina, 182927 º lugar no mundo.

Outros três pesquisadores do NEViS/CEAM/UnB tiveram produtividade destacada e constaram na referida classificação. Seus nomes e respectivas colocações: prof. Dr. Arthur Trindade Maranhão Costa, 301º lugar na UnB, 12891º lugar no Brasil, 17098º na América Latina, 315759º no mundo; profa. Dra. Maria Stela Grossi Porto, 432º lugar na UnB, 19396 º lugar no Brasil, 26342º na América Latina, 420623º no mundo; e profa. Dra. Analía Soria Batista, 529º lugar na UnB, 23377º lugar no Brasil, 32048º lugar na América Latina, 464958º lugar no mundo.

O AD Scientific Index faz a classificação e julgamento baseados no desempenho científico e no valor agregado da produtividade de cientistas individuais. Para atingir um índice “h” alto, o pesquisador deve ter um grande número de artigos publicados e ter recebido um grande número de citações em determinado período. Existem ainda outros métodos avaliativos e critérios para classificar os países; conforme informações levantadas pela redação do Correio Braziliense (íntegra da matéria aqui).

Para mais detalhes sobre a base de dados e metodologia empregada na pesquisa, clique aqui.

Visite ainda as mídias sociais do NEViS/CEAM/UnB, clicando:

Site

*Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (NEViS/CEAM/UnB), desde 2006; atualmente, professor voluntário da Faculdade de Direito da UnB. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Contate-nos